segunda-feira, 1 de março de 2010

BH: Ame-a ou Deixe-a










“Paixão cruel, desenfreada”. Cidadão de Belo Horizonte: você precisa amar esta cidade. Mais do que isso: você precisa provar seu amor por ela. É esta a estratégia, cercada de imperativos, que um grupo de entidades privadas e comerciais ligadas ao turismo decidiu adotar este ano para “valorizar a imagem da capital mineira”. A campanha Eu amo BH radicalmente e provo é a continuidade da ideia original, de 2006, quando o slogan ainda não se estendia ao “e provo”. Notícias, cartazes e até show gratuito no Chevrolett Hall marcaram, há um mês, a chegada da nova fase.

Assumidamente, o grande objetivo é “despertar o amor do belo-horizontino pela cidade”. Mas cá entre nós: alguém já tinha ouvido falar em campanha de turismo voltada para os próprios moradores da cidade? Estaria o amor tão sonolento a este ponto? Será que surte efeito de fato?

O engraçado é que o adesivo Eu amo BH radicalmente é mesmo um sucesso em vidros de carro, estimulando versões futebolísticas ou religiosas como Eu amo o Galo radicalmente ou Eu amo Jesus radicalmente. Talvez também entrem na onda e comecem a provar tamanha dedicação com videos, fotos e wallpapers para computador, como se vê no site da campanha.

É nessas horas que ainda me sinto uma estrangeira em Minas Gerais.

[Abaixo, video com o chefe Túlio, do bar homônimo, onde estive na sexta-feira para apresentar a autêntica comida mineira de buteco a dois paulistanos. E olha que não sou filiada do Belo Horizonte Convention & Visitors Bureau...]

Nenhum comentário: