terça-feira, 20 de julho de 2010

Criança na cidade



Foram sete dias com um pequeno de cinco anos como visita de honra em BH. Garoto esperto, chegou em casa falando de São Paulo como “lá no Brasil...”... Pudera: a primeira pessoa com quem o Cauã teve contato em Minas foi Dona Virgínia, a faxineira de casa: nascida no interior do estado, na região de Teófilo Otoni, ela tem a fala de quem mal frequentou a escola. Para dificultar ainda mais a compreensão do pequeno paulistano, a senhora tem problemas auditivos e conversa em um tom de voz bem mais alto do que a média da população.

Meu sobrinho acompanhou bem os pais jovens em bares, cervejas e torresmos pela cidade, mas também imprimiu um ritmo bem especial às programações diurnas. A rápida caminhada da praça da Liberdade à Savassi, por exemplo, virou uma maratona de caça às pedras no chão – colecionadas como verdadeiras relíquias mineirais. O aviãozinho de papel foi lançado ao ar mais de 50 vezes, obrigando paradas constantes para novas aterrizagens na rua suja.

No mais, percebi o quanto a presença de uma criança pode alterar nossa visão do cotidiano. Os pequenos servem como desculpa para programas que raramente faríamos sem elas. Meu irmão curtiu cada minuto do domingão no parque Municipal, entre brinquedos, burrinhos e patos. Na agenda, ainda entraram os bonecos incríveis do Museu Giramundo e os quatis ensandecidos do parque das Mangabeiras. Nada mal – sol gostoso, vistas espetaculares, alguma pipoca, muita risada.

Na próxima visita, talvez seja hora de escrever o guia BH para Crianças em parceria com Cauã... [Já sinto falta das fatias de doce de mocotó encontradas no tapete...]

3 comentários:

Anderson Ribeiro disse...

Hahaha. Santa paciência!!!!

Júlia Tavares disse...

Sim, claro!!! Não imagino o mesmo de você...rs.... Mas aposto que o roteiro BH para Crianças cairia bem, desde que terminasse em um buteco mineiro, não? Beijão.

Mau disse...

Ju!!
Cauãzico bota pra quebrar na praça do Savassi, no Inhotim e no busão 9110 (a gente pegou essa??). É BH, grande BH (Barreiro) e entornos (Ouro Preto) totalmente dominado, não tem pra ninguém.
E eu amo de paixão.
Tá tudo bem por aí??