terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Eu vi o Celton!














Lacarmélio Alfêo de Araújo. Só pelo nome, já seria uma figura. Mas este mineiro de Mantena vai longe em suas particularidades – desde a década de 80, ele próprio vende os quadrinhos que desenha. Onde? Nos semáforos engarrafados de Belo Horizonte, com uma placa gigante e os simpáticos dizeres:

Leia Celton
Estou vendendo revistas em quadrinhos que eu mesmo fiz. Neste número: O Motoboy.
R$ 2,00 – 32 páginas

Segundo o próprio Lacarmélio – que também atende por Celton, o nome do herói das suas histórias – a fórmula da venda nas ruas é a que “finalmente emplacou a revista”. De tão pitoresco, já é visto por alguns cidadãos como patrimônio cultural mineiro. Bem, não é a toa que vibrei de felicidade ao encontrar o sorridente moço de 37 anos correndo na av. Senhora do Carmo e conseguir comprar a edição atual, voltada para o público infantil – A Mão da Mamãe. Tenho comigo outra revista, Mistério da Caverna, em edição especial distribuida gratuitamente pela Petrobras.

Bastante ingênuas do ponto de vista do conteúdo e simples graficamente, o grande barato de Celton não está exatamente no trabalho artístico. O lance é o contexto das aventuras do herói, todas ambientadas nas proximidades de Belo Horizonte – Serra do Curral, Estrada Real, Rio das Velhas, Sabará e av. Silviano Brandão são alguns dos cenários onde se as aventuras se desenrolam. Não deixa de ser divertido reconhecer algumas dessas paisagens, ruas e placas de trânsito... Recomendadíssimo!

E já que a alegria do rapaz é mesmo contagiante, escolho esta figura tipicamente mineira (e nada Finlandesa) para desejar a todos os amigos do Tutu um lindo Natal! Um grande abraço e até logo, logo...

*Olha que coisa, Celton está também na Wikipédia!

Nenhum comentário: