sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Hoje tem Zé Totó!

Vai ao ar o terceiro quadro do Histórias da Cidade nesta sexta, nas duas edições do Jornal da Rede Minas - às 12h e às 19h. Ver o programinha do Zé Totó indo ao ar vai me deixar um pouco órfã; mãe colocando o filho no mundo... Estive umas quatro vezes na mercearia do carismático Totó. Apuração, produção, reportagem, regravação... caprichamos nas imagens e nos detalhes, no mergulho no mundo dos objetos e da fiel freguesia da rua Aporé.... Em breve quero dar o link para a reportagem, mas por enquanto replico o texto que escrevi para o blog do quadro hospedado no site da Rede Minas.

-----
Vende-se de tudo!

Lembra daquelas mercearias antigas, típicas de interior, onde é possível encontrar de tudo? De esmalte a queijo, de peneira a doces, de bebidas a pregos? Pois bem, desde o inicio da povoação de Belo Horizonte, esses armazéns e botequins eram os principais pontos de comércio da cidade. Aos poucos, deram lugar a supermercados, padarias, lojas, shoppings. Mas em pleno ano 2010 conseguimos encontrar uma Mercearia típica deste tempo: a do Zé Totó, no bairro Aparecida, fundada em 1943.

Aos 81 anos, seu Zé Totó é uma daquelas figuras carismáticas que conquistam à primeira vista. Um senhor agitado, competente, dedicado. Ele herdou o comando da Mercearia Aporé do pai, vindo do interior. A freguesia ultrapassa os limites do bairro - a fama de “vender de tudo” traz fregueses de todas as regiões da cidade. O comércio - com balcão de madeira e penduricalhos espalhados por todos os cantos – funciona das 8 da manhã às 9 e quinze da noite.

Em época de consumismo intenso puxado pelo clima de Natal, esta reportagem revela como a relação com os objetos pode ser diferente. E, acima de tudo, nos oferece a chance de mergulhar no acolhedor e tradicional universo de Zé Totó. Não perca!! O Histórias da Cidade vai ao ar nesta sexta-feira, dia 17, nas duas edições do Jornal Minas - às 12h e às 19h.

Nenhum comentário: