quinta-feira, 13 de março de 2008

Leia o livro!












O ônibus que peguei domingo passado, rumo ao centro de BH, estava com um grupo de gente vestida de branco da cabeça aos pés. Alguns carregavam grandes tambores - tudo gente bem simples, com jeitinho quieto de mineiro do interior. Vi o símbolo estranho estampado nas camisetas de manga comprida e custei acreditar nos dizeres: UNIVERSO EM DESENCANTO - A VERDADEIRA ORIGEM DO UNIVERSO.

Sinceramente, eu não sabia que a tal "cultura racional" divulgada por Tim Maia ainda existia. E tampouco imaginava que pessoas humildes como aquelas estivessem articuladas em manifestações e shows semanais em diversos cantos do Brasil.

Uma das moças, com quem conversei, contou que eles voltavam de uma apresentação de "músicas racionais" na barragem Santa Lúcia. [Sim, e eu perdi este furo!!] Ela tentou me explicar do que se tratava, me deu alguns folhetos (hilários!) e contou que o saudoso Tim é mesmo o grande divulgador da cultura racional. Achei bacana ela não ter falado naquele tom típico de evangelização. Pelo contrário, disse que todos ali não sabem qual o mistério da vida, mas estão à procura.

Por fim, convidou-me para assitir a outras apresentações em BH e disse que a agenda está no site http://universoemdesencanto.com.br. Bem, não encontrei a agenda por lá, mas valeu a visita. Destaque para a web rádio "A voz do raciocínio", que é "trasmitida diretamente do Retiro Racional" (??), e o espaço para encomendas do livro "Universo em Desencanto".

Para dividir minha perplexidade com o péssimo e repetitivo texto do folheto, segue um trecho:

A CAUSA DA VIOLÊNCIA
É A PARALISAÇÃO DO PENSAMENTO
A causa da desregulagem de tudo, a causa do desequilíbrio de tudo, é por ter terminado a fase do pensamento. Porque sabem perfeitamente que não há efeito sem causa. A causa desse grande desiquilíbrio mundial é o término do pensamento. E para que encontrem o equilíbrio de tudo, têm que conhecer a natureza e a fase natural da natureza, que é a FASE RACIONAL, a fase do raciocínio. O pensamento parou de funcionar, porque terminou a sua fase; pararam as mentes, parou a regulagem e ficaram desregulados e depois de resregulados, a violência.

(...)

O folheto segue o mesmo "raciocínio" em duas páginas... Mas acho que esta amostra já é suficiente.

Por coincidência, li ontem que as faixas inédias (ou os restos de estúdio) de Tim Maia, que devem sair no disco Racional - Volume 3, já caíram na rede... A notícia está aqui, para assinates da Folha.

10 comentários:

Anônimo disse...

Ah! Um recado que esqueci: isso aqui não pode parar! Mesmo com o jornalismo alucinante do dia-a-dia. Beijos!!

SaintCahier disse...

Eu estou precisando de lançar uma "Cultura Racional MESMO", que ofereça o verdadeiro ceticismo às massas.

Como ceticismo não é lá muito atraente, vamos oferecer quindins nas reuniões. Afinal, marketing é tudo!

Anônimo disse...

Faz sentido. Se "a causa da violência é a paralisação do pensamento" é pouco repetir o conceito três vezes por linha. Afinal se o pensamento está cataléptico, só mesmo repetidno para pegar no tranco, no tranco no tranco.

Almir

Júlia Tavares disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

vc é impagável, repórter. beijo enorme.

ZECA LEMBAUM disse...

Vizinha, é só dar uma volta pelo centro de Sampa que você encontrará alguns velhinhos de branco com cartazes explicativos about Energia Racional. Na Sé ou na Barão ou mesmo na República; pode procurar que eles estão sempre num desses lugares. E são sempre os mesmos. Um dia desses encontrei parte do grupo num vagão do Metrô, era um dia de calor e os velhinhos estavam esgotados de dar dó. O trem tava lotado e eu dei o meu lugar a um deles que me disse ter ficado o dia inteiro na Praça da Sé. Pensei que ele fosse reclamar das condições, já que esse “senil-racional” ficou em pé boa parte daquele dia de calor causticante. Ma que nada. O velho se disse indisposto, mesmo, com a concorrência. “Além do barulho da praça, toda hora aparecia um crente gritando no ouvido da gente”, disse o velhinho.

Julim, já papeei com um jovem que se dizia “pregador da Cultura Racional”, e eu não tive dó e indaguei o rapaz se ele sabia do DESENCANTO do Tim Maia com o Manuel (fundador picareta da seita) – isso porque o sujeito citava letras das canções do velho Tim em seu discurso. E acredite Ju: esse papo rolou num bandejão do campus e o cara era aluno regular da Geo-Usp.

Bueno, mas o que fica de todo esse imbróglio (em que o grande Tim se meteu) são os melhores discos de funk/brasil de todos os tempos. E o que é melhor: pode ser que exista o disco Racional 3.

(Ju, querida, eu tenho Racional 1 e 2 – se quiser eu gravo procê)

Juliana Barros disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Juliana Barros disse...

A linguagem é repetitiva, mas a idéia é para fazer pegar `no tranco` mesmo, como o anônimo disse rsrs.. E o pior é que funciona!

Se quiser saber melhor, aqui vai um link.

Inté!

http://novopainelracional.blogspot.com/2009/09/dicas-para-comecar-ler-o-livro-universo.html

Anônimo disse...

"Sempre que o prepotente fizer prevalecer
sua ignorância,
sua brutalidade,
não recue nem sinta desgostoso.

Mas o gosto da provocação,iluminando o com a luz e a força do seu Racicínio.

Jamais conceda ao prepotente a trégua da sua indiferença.

Não tenha medo.

Ao levar a minha mensagem,seja forte.

Não se preocupe com as reações.

A única coisa que devemos ter medo é do próprio medo".

Palavras do RACIONAL SUPERIOR" para todos os divulgadores e colaboradores racionais.

Leia o livro UNIVERSO EM DESENCANTO!


Maiores informações:

www.culturaracional.com.br

www.webradio.culturaracional.com.br
www.desencantodouniverso.com.br

www.mundoracional.com.br

André disse...

NATUREZA E A CULTURA RACIONAL!


Na NATUREZA nada se perde, nada se cria, tudo se transforma e por meio das transformações a NATUREZA nos conduziu até esta fase, “FASE RACIONAL”(que governa na Natureza desde o ano de 1935), na qual temos a oportunidade de “NOS CONHECER”, nos desenvolver e voltar ao nosso ESTADO NATURAL de corpo de energia pura, limpa e perfeita.
A NATUREZA vem lapidando a humanidade(Fazendo sofrer) para diminuir o atraso e a rudez, assim como se lapida um brilhante, o sofrimento é o maior brilhante da humanidade.
A NATUREZA que nos cria, nos alimenta, nos mantêm e nos dá tudo para viver, recebe em troca apenas nossa ingratidão e desprezo. Não somos capazes de retribuir o carinho e o amor que “ELA” nos tem dado, perdemos completamente o contato com “ELA”.
NATUREZA não são as matas, os rios e os animais, estes são os “FEITOS” dela.
NATUREZA são as energias que comandam este mundo de matéria(ENERGIA ELETRICA-“COMANDA O PENSAMENTO” E ENERGIA MAGNÉTICA-“COMANDA A IMAGINAÇÃO”), energia é força de geração, criação, desenvolvimento e crescimento. Se nós temos sentimento a ENERGIA que nos gerou e nos criou também tem, se estamos na FASE DA RACIONALIZAÇÃO DOS POVOS, a fase do fim do sofrimento, da paz, união e CONCÓRDIA UNIVERSAL, devemos tudo a NATUREZA .

Gostou?
Quer saber mais?

www.universoemdesencanto.com.br

......................................................................

Esqueci de assinar meu nome nessa ultima mensagem aí em cima..Salve a Todos os Estudantes sérios dos livros UNIVERSO EM DESENCANTO do nosso querido Brasil!

Meu nome é André..Sou do interior de Minas Gerais,Cidade de Visconde do rio Branco.