quinta-feira, 3 de julho de 2008

Música + Oxigênio

















Em 2002, eu sequer imaginava conhecer a pessoa que motivaria minha mudança para Belo Horizonte cinco anos mais tarde. Naquele ano, um grupo de jovens músicos da cidade se reuniu durante o Reciclo Geral – Mostra de Composições Inéditas. Independentes em relação ao mercado musical, eles logo descobriram que unir forças era mais que necessário na batalha por condições de se apresentar e continuar a produzir.

E ontem, julho de 2008, testemunhei o quanto esse movimento já tomou conta do cenário musical mineiro e brasileiro. O referendo partiu de Titane, cantora de uma geração anterior, que lançou um CD com as canções dessa nova safra de poetas contemporâneos. As duas sessões lotadas do show no Stereoteca foram puro oxigênio.

Como Titane mesmo disse, seria impossível incluir no disco toda aquela turma do Reciclo. Desta vez, ela contemplou Renato Villaça, Makely Ka, Érika Machado, Cecília Silveira, Dudu Nicácio e Kristoff Silva. Fina estampa.


Imerso na sua quase mística inspiração, Kristoff subiu ao palco sem dar margem aos desconfiados ouvidos, dilatando as pupilas. Makely veio em seguida, sem objeto em mãos. A fala, seu mais poderoso instrumento, abalou as estruturas do teatro da Biblioteca Pública. Nos fez crer que estávamos a dois minutos do fim de todas as coisas.

Que venha, agora, o novo. Ao menos na música.

Titane, moderníssima, fez um CD para ser baixado, copiado, alterado. Só clicar em http://www.titane.com.br/ana/.

Nenhum comentário: