segunda-feira, 27 de abril de 2009

ET de Varginha


















Um avião? NÃO! O Super-Homem? NÃO! Um disco voador? SIM!!

O diálogo, que poderia partir de algum turista recém chegado em Varginha, é factível. O espanto, claro, pode ganhar contornos mais acentuados quando o turista é originário de outro estado do país e nunca tinha visto fotos com os destaques da paisagem local.














Queira ou não queira, você está na cidade do ET. Acho engraçado imaginar que os mineiros, tão discretos por natureza, tenham a audácia de apoiar gastos públicos na construção de ao menos cinco momentos dedicados a seres interplanetários. Além da incrível nave mãe, uma praça central da cidade preferiu ceder o pedestal normalmente dedicado a figuras ilustres da política e cultura da região a DOIS suntuosos monstrinhos de três dedos e olhos vermelhos. Um deles, coitado, foi “vandalizado” por pichadores.

A febre em torno da mitologia tem até espaço no site oficial da prefeitura. Um ícone do ET [à direita] leva a texto atribuído à assessora de comunicação do município introduzindo o relato de um conhecido ufólogo. “O aparecimento de um ser extraterrestre - visto por três garotas, presenciado por policiais e estudado por ufólogos - só não ficou comprovado porque existe interesse, por parte não se sabe de quem, de que a história seja acobertada.” GENTE!

Divertido também foi descobrir, aos poucos, os diversos estabelecimentos comerciais que usam logotipos e marcas referentes ao ilustre visitante da cidade. Uma lanchonete decidiu dar boas vindas aos clientes vestindo o bicho de garçom! Seria o que chamam de marketing agressivo?

Brincadeiras a parte, realmente gostaria de ouvir relatos por parte de moradores de Varginha sobre o peso da lenda – ou fato, claro – na formação do imaginário da cidade. Grande pólo educacional e produtor de café, aposto que não faltam elementos valiosos na composição da identidade daquela população. Resta entender o porquê da opção pelo viés alienígena....

Um comentário:

Marcelo disse...

Que bacana, você veio até nós!!! repetiu a visita ilustre do nosso amigo de outra galáxia!!!