quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Arte e Protesto















Não é a toa que as imagens de uma turma de sunga e biquini na praça da Estação, centro de BH, tenham se disseminado com tanta força entre blogs e sites nacionais. Mais do que uma cena insólita, tratava-se de um protesto – e bastante sério, do meu ponto de vista. Os manifestantes alertaram muita gente sobre o decreto recém assinado pelo prefeito Márcio Lacerda que proibe a realização de qualquer evento no local. Ou seja: esqueçam tanto os megashows com Fernanda Takai, Mart´nália ou Milton Nascimento quanto as comemorações de datas festivas como a Arrial de Belô e as apresentações do tradicional Festival Internacional de Bonecos (já relatada em fotos neste Tutu).

Ué! De que serve então aquele espaço enorme e sem sombra? Será que os casos de vandalismo são realmente significativos para justificar medida tão extrema?

Confesso que, se não fosse pela divertida mobilização “praiana”, eu mesma não teria dado atenção dediva a estas questões. É por isso que também vejo o protesto do sábado como uma performance artística – na qual os “performers” são, acima de tudo, cidadãos. Desde meus áureos tempos de trabalho no Instituto Pólis, já percebia que a mobilização política efetiva não poderia abrir mão destas novas manifestações. Foi assim que artistas e militantes sensibilizaram a sociedade sobre o drama das mais de 400 famílias ameaçadas de despejo no edificio Prestes Maia [como o ACMSTC]; foi assim que os riscos da “revitalização” do centro promovida pelo subprefeito da Sé vieram a tona [como no ato de escracho em pleno Morumbi...].

O melhor de tudo é que estes atos ainda podem ser muito divertidos.

E vamos aguardar o desenrolar do destino da praça da Estação! Até lá, os artistas mineiros contiuam mobilizados para transformá-la em clube público - Clique aqui para ver o engraçadíssimo video/teaser de chamada para mais atos neste e nos próximos sábados....

5 comentários:

Mary disse...

Muito boa idéia. Legal a contextualização que ocê feis, ô.
Não tava sabendo desse protesto que rolou no Morumbi aqui em Sampa, sensacional. Isso quando não reprimem como no caso do povo que levou cacetada por protestar contra os arroubos do Arruda. De bom ou mau-humor, o lance é protestar né? Com esse calor, só de biquini mesmo!

Daniel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Coloca esse texto lá no blog "pracalivrebh.wordpress.com! Ficou muito bom!

Júlia Tavares disse...

Legal a repercussão deste post. Vou espiar o blog coletivo de vocês. E parece que o ato performático/político continua mobilizando gente, como foi no sábado passado... Vamos ver o que virá! Abraços!!

ps. Mary, eu estive no ato do Morumbi. Foi hilário. A família do Matarazzo entrou em pânico, a polícia foi chamada, mas tudo correu na paz... Não é engraçado observar como a PM perde o rumo diante destas situações? Eles ficam em dúvida sobre punir alguém ou pedir um churrasquinho para comer. Loucura.

Cláudio Ribeiro disse...

E Belo Horizonte mais uma vez sofre com essas políticas ridículas. Tomara que o "biquinaço" se mantenha, algo como Mães da Praça de Maio, só que nos sábados e domingos e se torne uma espécie de popularização do Minas Tênis... E o prefeito biônico entrará para história como criador da praia de BH! rs