segunda-feira, 26 de maio de 2008

Onde estão os gays?







Na Folha de hoje, a foto da avenida Paulista lotada com os simpatizantes da causa GLBT me fez pensar na falta de gays nas ruas de Belo Horizonte. Claro que a Parada em Sampa é também um dia de “A Banda” no coração da cidade – o preconceito volta a tomar seu lugar na segundona gorda. No entanto, qualquer paulistano que passa pelo centro da cidade – a pé ou de ônibus e Metrô - convive diariamente com casais gays de mãos dadas, que vez ou outra trocam beijos apaixonados.

Paulista, Frei Caneca, Augusta, Espaço Unibanco. Em bares, cinema, shoppings ou danceterias, os gays freqüentam a mesma tribo dos modernos e descolados. Já em BH, eles estão camuflados. Casais de meninas? Nem pensar. Minha conclusão, assumidamente precipitada, é que mesmo os “modernos” da sociedade mineira não costumam incluir os homossexuais no seu circulo de amigos.

A homofobia que dificulta a militância gay na cidade é culpa da tradicional família mineira, disse Danilo Oliveira, do Clube Rainbow de Serviços, para o jornal O Tempo, em 2001, nesta entrevista. Para quem olha de fora, a afirmação faz sentido. O jeito vai ser engrossar o caldo da próxima Marcha do Orgulho Gay de Belo Horizonte.

Um comentário:

SaintCahier disse...

Os Gays de Belo Horizonte, quando são mais espertinhos, emigram todos para Paris. ;-)