domingo, 18 de novembro de 2007

Dica musical















Neste feriadão, a novidade por aqui é a mais recente descoberta musical do Eduardo, que anda feliz da vida baixando kilos de bites do blog Loronix: http://loronix.blogspot.com. Apesar de escrito em inglês, o objetivo é divulgar boa música brasileira dos anos 50 aos 70. Tem samba, bossa nova, jazz e MPB do arco da velha. Além da qualidade, o principal critério é trazer LPs não disponíveis comercialmente.

Todo dia tem um disco novo com foto da capa original, seguido do “release” com curiosidades, da “track list” e da relação de todos os músicos. Seguem alguns destaques feitos pelo especialista da casa:

- Chico Buarque de Hollanda & Ennio Morricone - Per un Pugno di Samba (1970) | Italy

Neste álbum, Chico canta versões em italiano para músicas como Umas e Outras e Quem Te Viu Quem Te Vê. Ennio Morricone foi um dos principais compositores de trilhas sonoras de cinema no século 20.

- Turma da Gafieira - Samba em HIFI (1957)

O autor do blog – pseudônimo zecalouro – alerta para o risco que a foto da capa representa: a mulher de biquíni minúsculo não tem nada a ver com a banda de gafieira dos anos 50 composta por músicos excepcionais como Sivuca, Baden Powell e Altamiro Carrilho.

- Antonio Carlos Jobim and Frank Sinatra - Sinatra Jobim, the Lost Tape (1969)

Segundo os colaboradores do blog, esta fita K7 contém a única gravação de Sinatra de Desafinado. Outras canções, como Água de beber, Samba de uma nota só, Por causa de você e Wave, foram lançadas em discos dispersos, mas a fitinha jamais evoluiu sequer para um LP.

Para facilitar a vida de quem gostou da dica, o blog tem um sistema de busca para encontrar um dos 1.511 discos já postados.

Nenhum comentário: