terça-feira, 25 de novembro de 2008

Blogs pelo Brasil








Há quatro anos, o Instituto Itaú Cultural apareceu como meu primeiro guarda-chuva na vida profissional. Abrigou também outros 13 estudantes Brasil a fora do tempo ruim cercado de jornalismo-mesmice. Muito bem acompanhados por Babi Borghese e Israel do Vale, começamos a apurar o olhar sobre o que é – e, antes de tudo, o que poderia ser - o tal jornalismo cultural.

Em poucos meses já estávamos dançando na chuva – sem medo de escorregar e levantar com classe. De tão intensa, não é exagero dizer que a experiência de um ano no laboratório do Rumos definiu todos os anos subseqüentes da jornada daquela turma.

Escrever um blog “cobrindo” alguma área de cultura foi um desafio proposto nos meses finais do projeto. Á época, lancei meu Canto do Olho, com notícias e comentários sobre arte contemporânea. De tanta auto cobrança, meses depois dei fim ao blog e aos seus humildes registros...

Toda esta introdução para dizer que alguns desses blogs sobreviveram e agora comemoram três anos de existência virtual. Elisa Buzzo (São Paulo) publica suas poesias e divulga novos escritores em Caliope; Anderson Ribeiro (Aracaju), que começou sério, falando de novas tecnologias, agora nos presenteia com lindas imagens e poesias afiadas em Ar Torpedo; Leandro Lopes (da Bahia para Belo Horizonte) mostra inteligência e entusiasmo em diversos formatos de reportagens na área de cultura no Mascando Clichê; e Agusto Paim (de Santa Maria para um canto da Alemanha), o mais fiel à proposta inicial, já virou um expert em quadrinhos com Cabruuum!. Depois de alguns anos de jejum, Ludmila Ribeiro (Belo Horizonte) ressuscitou seu Ora Boa, falando da mais fina estampa da música mineira, com dicas luxuosas de sons internacionais.

Para comemorar, um caprichado tutu à mineira para vocês!

3 comentários:

Anônimo disse...

eba! que baloeszinhos lindos pra comemorar!

Anderson Ribeiro disse...

Nossa!!! dá até vontade de copiar e publicar lá no artorpedo. Lindo texto, lindas lembranças. Lindos todos nós. Beijos (lindos) kkkkkkkkkkkkk. Tô parecendo Caetano Veloso. kkkkkkkkkkkk. Tudo é lindo, divino e maravilhoso. Atenção para o refrão. parabéns pra voc^}e também que faz parte dessa história e dessa comemoração.

Anônimo disse...

woo!