sexta-feira, 22 de maio de 2009

Roteiros de Minas


















Levei um susto ao perceber que não sou mesmo novata nas estradas de Minas Gerais. Dia desses, após receber email de uma amiga me pedindo dicas de roteiro histórico, simplesmente "psicografei" diversas alternativas de belas viagens ao gosto do freguês - de perspectivas barrocas a radicais, em total contato com a natureza. Para ser justa e compartilhar deste surto, recorto aqui parte do Mini Guia Espontâneo de Viagem. [Para amigos que me seguem há tempos no Tutu, nem tudo é novidade...]

- Se você prefere curtir mais o lado histórico e também procura um lugar lindo em natureza, uma sugestão é se hospedar em LAVRAS NOVAS. Fica pertinho de Ouro Preto (17 Km), estrada de chão, uma vilinha bem pequena e charmosa, com opções de hospedagem para todos os bolsos. De lá você pode passear por Mariana, também.

- Outro circuito histórico é sair de BH a Tiradentes (a mais descolada do circuito) e São João del Rey, passando por cidadezinhas famosas pelo artesanato: Prado e Bichinho. A dica é ficar em São João, maior que Tiradentes e com mais opções de atrações históricas.

- Por fim, temos sugestões menos históricas e mais de curtição de natureza, cachoeiras, caminhadas. Todas passam por dentro da Serra do Cipó e são imperdíveis.
Opção 1: Conceição do Mato Dentro (final da Serra do Cipó)
Opção 2: Itambé do Mato Dentro - pegar estrada em Itabira. Chegando na cidade, a dica se hospedar no povoado rural CABEÇA DE BOI.

- EXTRA: Roteiro Vale do Matutu. Lugar inspirador, cercado de um verde incomum e cachoeiras espetaculares, cenário de uma das mais antigas comunidades do Daime (não conheci ainda). Caminho das pedras: de Três Corações, pegar estrada até Aiuruoca. De lá, pedir orientações até o Vale - com opções de camping e pousadas.

Por hora, é isto!

5 comentários:

Anderson Ribeiro disse...

Cara, você é a maior PAULISTANEIRA!

Júlia Tavares disse...

Anderson, um dia depois de postar já me dei conta de tudo o que esqueci. Faltou o circuito SERRA DA CANASTRA, no sul do Estado, perto da nascente do Rio Chico. Tem ainda Diamantina, a cidade histórica mais agradável de Minas.... eita, fica para outros posts.... E veja se vc se inspira para repetir um desses roteiros com a gente! Beijão.

Elisandra Amâncio disse...

Ei Julita, que bacana!!!
Poxa, não conheço quase nada ainda... rsrsrs

Super beijo com saudades!

Anderson Ribeiro disse...

Saborear a culinária mineira só com toque especial de quam faz Tutu (Mineiro). Por isso que estar com a Julita, mesmo um pouquinho só em Brasília é como saborear as coisas de Minas. Bom ter esses rumeiros todos espalhados e poder viajar e encontrar. beijos!

Júlia Tavares disse...

Querido Anderson!
Te encontrar em Brasilia me fez sentir em casa. Elisandra: tomara que estas dicas possam servir de referência para suas breves andanças! Beijos para vocês!