quarta-feira, 22 de julho de 2009

Inverno quente















Não é primeira vez que aviso no Tutu: festivais de inverno são os melhores momentos para se conhecer e visitar o circuito das cidades históricas. Minha "primeira vez" em Diamantina foi assim, em 2001. Entre Chicas da Silva, Juscelinos e Vesperatas, encontrei Wisnik e Elza Soares. De manhã, tarde e noite, era fácil trombar com alguma apresentação pública de teatro ou música, normalmente durante o encerramento das dezenas de oficinas que acontecem ao longo do mês de julho. Alunos, professores e grandes artistas sofriam juntos nas subidas e descidas das ladeiras barrocas: talvez um símbolo da "horizontalização" dos egos e da preocupação dos organizadores do festival em manter a coerência com a ênfase na formação. [Um pouco diferente do clima da FLIP, não é mesmo, Zeca??]

Meu sonho ainda é ter férias em julho para fazer oficinas e me sentir um pouco moradora nestas cidades. Conheço uma turma de pessoas ao redor dos 30 anos que, quando adolescentes, viveram exatamente isso na época áurea do festival da UFMG, ainda sediado em Ouro Preto. [Nesta matéria descobri que a Federal foi a primeira a lançar festivais de inverno, em 1967. E que a última “temporada” em Ouro Preto terminou em 1999, dando origem aos festivais da própria prefeitura municipal, da UniBH e da UFOP.]

Este estilo de organização de evento parece mesmo ter caído na graça dos mineiros. Segundo esta nota publicada no Overmundo, a onda se espalhou pelos quatro cantos do estado – até os de Juiz de Fora e de Araçuaí, que não têm lá um apelo histórico junto aos turistas, já estão consolidados.

**

Tudo isso para dizer que este post veio tarde: os festivais estão na rapa do tacho. Os principais terminam dia 30 de julho. Mas ainda dá tempo de sentir a brisa fria da cultura desses lugares. Os sites trazem toda a programação. Seguem os meus destaques:

Ouro Preto

Sexta-feira
22h - Show Marina Machado – Tempo Quente
Praça da UFOP

Sábado
20h30min - Show Kristoff Silva – O grão da voz
Teatro Ouro Preto – Centro de Artes e Convenções da UFOP

24h - Show Zé da Guiomar (Samba)
CAEM – Praça Tiradentes

Diamantina

Sábado
22h – Grupo Voz & Companhia - Circo Místico
Teatro do Instituto Casa da Glória – IGC/UFMG

Domingo
21h - Grupo Galpão - Till, A saga de um herói torto
Praça Dr. Prado

2 comentários:

.ludmila ribeiro. disse...

eu sou das que viveu muitas das coisas importantes da vida de adolescente no festival de inverno de ouro preto em 98. histórico!
estes festivais são uma delícia mesmo!

acrescento na sua dica a apresentação do espetáculo "Titane e o Campo das Vertentes" hoje às 21h, no Festival de Inverno de Itabira!

beijos jujuca e adorei os brindes de ontem!

Júlia Tavares disse...

E você nem chegou aos 30, heim, Lud? rs... depois escreva um "memorial" dos velhos festivais, acho que rende demais... Muito legal a dica da Titane. Vi que em Itabira ainda rola Renato Teixeira e Zé Geraldo no domingão... Trem bão, sô! Beijos.