quinta-feira, 1 de outubro de 2009

A guerra mora ao lado

Nada melhor do que não ter que se programar demais para ver uma exposição de arte. Foram quase dois anos até que eu tirasse um sábado para ir ao Inhotim, para se ter uma ideia. Em São Paulo, pior ainda. O comum é ser vítima da fórmula coisa demais + tempo de menos = exposição perdida. Minha cidade ideal é, por isso, lotada de espaços de arte em cada esquina – em meia hora, no caminho de casa, uma janela a mais para o conhecimento.

Hoje fiz meu pit stop da volta do trabalho no recém inaugurado Espaço de Arte Pitágoras. O tema não me atraía a princípio – a 2ª Guerra Mundial - mas sai impressionada. São 1800 peças que remetem ao trágico evento pertencentes ao colecionador mineiro Marcos Renault. As diversas vitrines mostram fardas de soldados das nações envolvidas com a guerra, recortes de jornal em várias línguas, medalhas de condecoração, cartas de prisioneiros, capacetes desenterrados, bandeiras nazistas, gibis, manuais de guerra, posters de propaganda política e uniformes usados em campos de concentração na Alemanha.

Em meio a tanta coisa séria, há uma centena de brinquedos que me lembraram os tão queridos Comandos em Ação do meu irmão na infância. São miniaturas muito mais bem feitas que os similares da Estrela, claro – tanques de guerra, armamentos e submarinos totalmente fieis aos originais. Engraçado como ainda hoje estes brinquedinhos de guerra resistem a rede severa do politicamente correto... mas será mesmo normal brincar de matar e torturar?.. Vai entender....

Há ainda maquetes de cenas reais da guerra com soldadinhos de chumbo mortos e ensanguentados. Com variações – como uma invasão dos aliados a uma fazenda na Europa inimiga... De tão bem feitos, conquistaram o colecionador.

E já que não há o que comemorar nestes 70 anos do início da 2ª Guerra, resta lembrar. Ou conhecer. Para isso, vale se programar. A exposição fica em cartaz até 21 de outubro na rua Santa Madalena de Sofia, nº 152 – tel. (31) 2111-2103. Recado dado!

2 comentários:

zoroastro disse...

Valeu a dica. Que bairro é? Bacana o blog.

Júlia Tavares disse...

O bairro é Vila Paris, perto do Luxemburgo - BH. Obrigada pela visita:)