quinta-feira, 26 de junho de 2008

Festival dos festivais






Comparar a programação cultural nos jornais de sexta-feira de Beagá e SP é mesmo covardia. Mesmo os filmes mais bacanas off-Hollywood demoram a chegar por aqui e saem rapidinho de cartaz. Mas os mineiros levam uma grande vantagem quando o assunto é festival de cultura. E nesse campo, a dimensão reduzida da cidade é fator fundamental para o sucesso de público nas programações intensas de uma ou duas semanas que tomam conta dos principais espaços culturais. Uma contaminação festiva muito especial.

Desde que me mudei, vi espetáculos pra lá de vanguardistas no Festival Internacional de Dança, filmes do Quênia no Festival de Arte Negra e agora, mais recentemente, peças muito refinadas do Chile e Espanha no Festival Internacional de Bonecos. [Os links levam a alguns registros passados neste blog.]

Agora, chegou o esperado Festival Internacional de Teatro Palco & Rua de Belo Horizonte, já na 9ª. edição. De hoje ao próximo domingo, peças de Minas e do outro lado do mundo ocupam os palcos da cidade. A novidade vai ser um espaço maior para peças da América Latina, com grupos da Argentina, Bolívia, Colômbia, Cuba, Equador e Peru.

E como sempre nem tudo são flores, testemunhei a guerra por ingressos no primeiro dia de vendas e preciso adiantar aqui que só sobrou a rapa do tacho. Ainda bem que toda noite terá intervenções e espetáculos gratuitos de rua.

E mais jabá: O [já famoso] Grupo de Coco Ouricuri encerra o FIT no domingo dia 6, no Parque Municipal, às 21h30. A programação toda está aqui. uma bela desculpa para fazer turismo em Belzonte.

3 comentários:

Marcelo Queiroz disse...

Parabéns pelo blog, adorei!!!

Sou mineiro e moro a pouco tempo no RJ, e ler seus "causos" me traz grandes saudades da terrinha...

Elisandra Amâncio disse...

Olá Julita, como estão suas aventuranças pelas Minas Gerais? Quando vou te ver? Tá pensando em participar do encerramento do FIT no Parque Municipal? Me avisa em? bjoks

Júlia Tavares disse...

Obrigada, Marcelo! Se vc quiser me dar dicas de lugares que ainda preciso conhecer por aqui, vou ficar feliz. Um abraço!